quinta-feira, 18 de abril de 2013

leite de aveia e linhaça

no vidro grande: leite, no copo: resíduo e no meio: farinha de aveia


Os leites vegetais são muito nutritivos, saborosos, baratos e fáceis de fazer!
este eu fiz com aveia e linhaça, sua durabilidade é até 4 dias. Usei rápido, no pão, com achocolatado e na preparação de vitaminas de frutas.


Ingredientes:

1 xícara de farinha de aveia (pode ser em flocos ou em  grãos também)
4 colheres de linhaça
2 1/2 xícaras de água

modo de preparo:
deixe a aveia e a linhaça de molho em água por pelo menos 2 horas.
depois, leve com mais a porção de água restante no liquidificador. bata por 3 minutos.
coe o leite com um pano de louça.

a separação do resíduo e do leite coado.

O que sobra é chamado de resíduo, você pode usar para fazer bolos, pães .. eu usei para fazer um bolo, que infelizmente não deu certo...


O seu leite será extremamente rico, pois a linhaça é cheia de omega 3, de antioxidantes e tem até o poder anti-inflamatório. Além de diminuir os triglicérides e doenças cardíacas e fortalecer o sistema imunológico. A aveia é riquíssima em fibras solúveis, ajudando no controle da glicemia e facilitando o fluxo intestinal. Também é rica em cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B. Entre outros benefícios. Super leite né?


Desta mesma forma você pode brincar de fazer leites dos mais variados sabores, texturas e poder nutricional. meu preferido é de avelã, (com achocolatado ou com café, é perfeito!) mas também amo de castanha do pará e de amêndoas.  farei nos próximos dias de castanha de caju e de arroz integral, aí publico aqui.  Podemos fazer também dos mais variados grãos, oleaginosas e sementes, como gergelim, quinua... Estou cheia de vontade de descobrir novos sabores e encher este blog de coisas gostosas!

Beijos
Maria Alice  

Nenhum comentário:

Postar um comentário