quarta-feira, 17 de abril de 2013

"omelete" de macarrão dormido


Este Blog poderia se chamar: Maria e sua frigideira. mas, como ela é uma espécie de panela, fazemos jus ao nome né? rsrs
Isso porque, como em outras receitas publicadas aqui, o que você não pode deixar de ter para executa-las, é uma boa frigideira anti aderente, (sem arranhões) isso facilitará e muito o trabalho. ;)


(não reparem, depois de usar a panela fica suja mesmo! rsrsr) 
Além da frigideira, o essencial para esta receita é o macarrão. esta receita surgiu com a negativa de querer comer com o mesmo gosto a sobra do almoço anterior. Por isso chamei de macarrão dormido.

O macarrão que eu tinha era um linguini com legumes e shoyo. refoguei no azeite de oliva: cebola branca e roxa, alho, pimentões  amarelo, vermelho e verde. cenoura, abobrinhas italianas, tomates e rúcula. tudo cortado em quadradinhos pequeninhos e temperados com nós moscada, sal, pimenta do reino e bastante shoyo junto com 1/2 colher de chá de amido de milho.

Parte 1: macarrão! o meu era como eu descrevi, o seu pode ser de qualquer jeito. porque na parte 2 você pode acrescentar o que quiser.

Parte 2: complemento ao macarrão: como o meu já tinha um monte de coisa eu só acrescentei  2 arvorezinhas de brócolis (picadinho) 1/3 de tomates em cubos, mandiokejo congelado em pequenos pedaços, azeite de oliva e temperos: sal marinho, orégano, curry, nos moscada e  pimenta do reino. 

este é o mandiokejo congelado e cortado. ele derreterá e ajudará na liga.

Parte 3: a liga! depois de grelhar um pouco os ingredientes da parte 2, acrescente o macarrão, eu tinha mais ou menos 1 xícara dele. misture bem todos os ingredientes para que o mandiokejo se espalhe por toda a panela ajudando a união. Acho que a sua receita pode até parar por aqui, contudo será preciso mais mandiokejo. se você parar aqui, espere o mandiokejo grelhar bem, molde o omelete e pressione com uma colher grande. depois de beeem grelhado, mude o lado. para isso, use um prato para ajudar.

Parte 4: Entretanto, minha receita ainda não acabou, faltou a cremosidade! achei que estava bom, mas, muito seco, então, acrescentei  3 colheres de pasta da Ju de tofu temperado. 
este é a pasta de tofu  temperado com nós moscada e orégano, (delícia) que ganhei da ju!

FINAL: misture bem, espere grelhar dos dois lados e pronto!!!!





Servi apenas com alface porque já tinha tantos legumes ali. e também porque a ansiedade era tanta que não havia tempo para mais nada;

Eu gostei muito!!!!!!!!!! E com certeza, farei mais vezes!

Agora, você também achou uma ótima ideia e não tem todos os ingredientes, vamos pensar nas substituições  para isso tem que entender a função de cada um dos itens. 
Os legumes podem variar muito, pode ser acrescentado cogumelos, grãos...
O mandiokejo é muito importante, porque ele liga os outros ingredientes e forma aquela capinha dourada por fora. Mas, se você não tem Mandiokejo ainda,  acho que pode ser trocado por outro queijo vegetal. Uma pastinha de grão de bico (tipo homus) talvez também cumpra a substituição tanto do queijo quanto da cremosidade do tofu.  Vou testar dessa forma.
Se você não come soja, porque não gosta, porque não quer ou porque não tem, troque pelo grão de bico como falei ou por qualquer creme de leite vegetal, ou requeijão vegetal.
Aí você me pergunta, onde eu encontro essas coisas? dá uma pesquisadinha na internet mesmo e perceberá que é possível fazer tudo isso em casa, com ingredientes fáceis.
Mas, se você gosta de soja, só que não ganhou o tofu da Jurema, já sei como resolver isso: sabe aquele patê de soja temperado da sakura? tem em muitos mercados (inclusive em tijuacas city), ele é bem parecido com o da Ju. Ou compre o tofu e bata no liquidificador com os temperos e um pouquinho de água. 

espero que seu macarrão que sobrou, não seja mais o mesmo, o meu não mais será...

beijos
Maria Alice

Um comentário: