segunda-feira, 29 de abril de 2013

"risoto" de fungui

Coloquei entre aspas, pois é uma versão um pouco diferente do risoto comum. Usei o que eu tinha em casa, resolvi postar aqui para inspirar substituições como a que fez, e por que o resultado foi muito bom!!!!

Nao tinha arroz arbóreo, mas, tinha arroz branco!
Nao tinha vinho, mas, tinha cachaça!
Nao tinha creme de leite, mas, tinha leite de castanhas e pó de mandiokejo!
E tinha FUNGUI!!! então, fiz um delicioso e cremoso risoto!




Passo a passo:

coloque água para esquentar, pois para fazer risoto é preciso água quente. Pois o arbório cozinha rápido, o arroz branco (não o pararbolizado) também;
em uma panela não muito funda, ou uma frigideira grande, acrescente o arroz, 2 dentes de alho picadinhos, pimenta, sal e demais temperinho junto com 1 colher de margarina (ou azeite de oliva). Quando o arroz estiver dourando acrescente o cogumelo ainda seco, mexa bem e jogue a cachaça, cerca de 2/3 de copo.
Sempre que a água estiver secando acrescente um pouco de água.
faça uma misturinha de leite vegetal  (usei de castanha de caju) com pó de mandiokejo (se nao tiver mandiokejo, pode ser trigo ou amido de milho), e acrescente quando o arroz estiver quase cozido, acrescente também nós moscada e cebolinha verde bem picadinha. Até o ponto do arroz ficar bom, nao pare de mexer.



O ponto deve ser: com o arroz bem cozido e cremoso, não deixe ele seco, pois risoto significa "quase sopa". desligue acrescente 1 fio de azeite de oliva e sirva ainda quente para não perder a cremosidade.


Confesso que é diferente a cremosidade que o arroz arbóreo dá. Mas, se nao tiver arroz arbóreo e estiver a fim de risoto, é possível ter um bom prato com o arroz branco.
Eu estava com tanta vontade que repeti milhares de vezes...


Beijos
Maria Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário