sexta-feira, 3 de maio de 2013

creme de abóbora com legumes



Eu A-MO cremes e sopas! nos inverno, ou num dia fresquinho mas quando você precisa recuperar energias e se sentir aconchegada;)

Este creme surgiu assim, num dia da semana passada, fresquinho, quando eu estava ansiosa e precisava me alimentar bem... tomar um creminho assim na caneca, aquece a alma!!!

é super simples de fazer e você pode usar a criatividade e trocar os temperos e os legumes.
eu usei:

1/2 abóbora cozida, com casca;
água do cozimento
milho
cebola roxa picadinha
alho
abóbrinha verde
cebolinha verde
folhinhas de sálvia e de manjericão, ambos frescos; (diretamente da hortinha para a panela)
sal
pimenta do reino
pimenta branca
nós moscada
azeite de oliva
suco de 1/2 limão


bata no liquidificador a abóbora e a água do cozimento, até obter um creme. percebam, não coloquei a quantidade de água, pois, você quem irá optar pela consistência .. desta vez eu fiz mais liquida pois desejava  tomar na caneca.
refogue com o azeite e os temperos (sal, pimenta, nós moscada) a cebola, o alho e milho. Acrescente o creme, jogue a abóbora picadinha e os verdinhos. desligue, acrescente gostas de suco de limão e saboreie!







ps: eu coloquei bastante pimenta, então o sabor ficou um levemente ardente, acho que abóbora combina com isso...  Tanto que um dos melhores cremes de abóbora é com gengibre!
fica a dica de faze-lo com gengibre; no inverno, não há nada melhor...





Outra dica: sobrou creme para outro dia? sim, você é exagerada como eu e sempre sobra! rsrsr
entao reaproveite e faça um arrozinho branco bem empapadinho e ferva com o creme; Juro, fica delícia! tipo um risotto:



Aproveite as muitas brincadeiras de mudança de ingredientes e delicia-se com elas!

Boa sexta!
Beijos
Maria Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário