quinta-feira, 30 de maio de 2013

linguine ao molho branco de inhame e berinjela grelhada



Este linguine ganhou um sabor realmente especial! o molho branco de inhame (taiá) é um dos meus preferidos. Nesta versão, eu incrementei com os nutrientes do grão de bico.  Já postei aqui a receita de Homus, é uma receita super fácil, bate os ingredientes no liquidificador e nem precisa cozinhar o grão. Pois bem, sabe quando você coloca água no liquidificador e ele fica cheio da pasta que tinha sido batida ali? Então, eu guardo essa água até por dois dia e uso para cozinhar arroz, massa ou na preparação de pães, tortas ou MOLHO!  A água usada para o molho branco e para cozinhar a massa, foi esta do grão de bico e vou chama-la de água sabor grão de bico.



Massa:
cozinhe a massa com a água sabor grão de bico, caso você tenha feito o Homus. (aproveite e faça!)  também sal e pimenta do reino e branco moida. Quando a água estiver fervendo, coloque a massa. Conte os minutos indicados na embalagem, desligue o fogo, escorra a água e passe uma água fria para que ela nao continue cozinhando. Já que a massa é branca (voce pode fazer com integral, que é muito mais nutritiva), voce deve cuidar com o ponto, se deixares ela dentro da água quente ou sem passar esta água fria, ele cola! Mas, cuidado, é só uma passada de água, para que não percamos o sal e o tempero do macarrão.




Berinjela:
corte- as em cubos pequenos, tempere com sal e pimenta, regue um  fio de azeite de oliva na frigideira anti-aderente e grelhe bem todos os cubinhos.





Ingredientes para o molho:

* água sabor grao de bico, ou água filtrada e 2 colheres de homus. (ou ainda você pode rapidamente bater poucos graos da leguminosa hidratada e transformar a água).
* 2 inhames (taiá) pequenos, (ou 1 grande) descascado e ainda cru.
* 1/3 de tomate
* 1/2 dente de alho
* sal
* pimenta do reino e branca, moída
* nós moscada
* 2 colheres de mandiokejo em pó ou 1 colher de chá de amido de milho
* quanto que baste de cebolinha verde picadinha

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador, leve ao fogo baixo e mexa sem parar, até chegar a consistência desejada que deve ser de um molho grosso mas nada parecido com mingau. Lembre que o inhame precisa ser cozido. Antes de desligar junte ao molho a cebolinha.



Agora é só juntar ao linquine o molho e salpicar a berinjela em cima com um pouquinho de gergelim e um fio de azeite de oliva.
Lembre que o molho deve estar quente para esquentar a massa. Mas o tempo entre quando a massa ficou pronta e o molho, não deve ser longo.



Aproveite o feriado! Acho que este é um bom prato para o dia frio e gostoso de hoje;)
saibam que este molho é super nutritivo, light e suave, nada comparado ao molho branco-bomba feito com o leite de vaca.

Beijos
Maria Alice

Um comentário: